Ações de combate ao Aedes aegypti para 2019 são definidas pela Prefeitura da Capital

  • 02/01/2019

images (76)

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, reuniu nesta quarta-feira, dia 2 de janeiro, o Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses para o planejamento das ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.
O comitê atua em ações de controle da dengue, chikungunya e zika em Fortaleza, bem como atividades de educação em saúde e mobilização social. Com a proximidade da quadra chuvosa é preciso intensificar o trabalho preventivo ao mosquito Aedes aegypti, que transmite as três doenças, além de preparar os postos de saúde para atendimento dos casos.
Desde novembro do ano passado, o Comitê vem realizando a Operação Inverno, que envolve 1.200 profissionais e já visitou quase 260 mil imóveis com a eliminação de 2.682 focos do mosquito; recolhimento de 168 toneladas de pneus; fiscalização de 35 borracharias, sucatas e canteiros de obras. As atividades foram intensificadas em 30 bairros que apresentam maior foco do mosquito transmissor.
Um levantamento da Prefeitura de Fortaleza mostra que 80 por cento dos focos do mosquito estão dentro das residências. No entanto, o Município promete também reforçar o trabalho de limpeza em rios, canais e lagoas da Capital.