Ministro do Meio Ambiente exonera os superintendentes do Ibama em 20 estados e no Distrito Federal

  • 01/03/2019

IMG_20190301_062830_416

O ministro do Meio Ambiente do Governo Bolsonaro, Ricardo Salles, começou a dar as “cartas” na sua pasta. Nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro, determinou a exoneração dos superintendentes do Ibama em 20 estados e no Distrito Federal. No Ceará, Herbert Lobo passou dois anos como superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e teve a exoneração publicada no Diário Oficial da União.
Todos os superintendentes do Ibama no Nordeste foram exonerados. Além deles, os de Tocantins, Roraima, Rondônia, Amapá, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina e Espírito Santo.
O ex-superintendente do Ibama no Ceará havia tomado posse em 16 de fevereiro de 2017. O detalhe é que Herbert Lobo, na última campanha presidencial, foi um dos entusiastas da candidatura do presidente Jair Bolsonaro. Pelo jeito, não foi o suficiente para permanecer no cargo.
E outras medidas já começaram a ser tomadas pelo ministro Ricardo Salles, como a edição de um decreto formulado pelo ministério que cria um “núcleo de conciliação” com poderes para mudar o valor e até anular as multas aplicadas pelo Ibama por crimes ambientais. Dessa forma, segundo servidores do Ibama, o papel do fiscal acabaria esvaziado.