Reforma da Previdência é debatida na Assembleia Legislativa do Ceará

  • 16/03/2019

IMG_20190316_075221_093
A proposta de reforma da Previdência Social, que tramita no Congresso Nacional, foi debatida nesta sexta-feira, dia 15 de março, na Assembleia Legislativa. O evento reuniu deputados estaduais, federais, vereadores e representantes de movimentos trabalhistas, sindicais e fazendários para discutir os efeitos na vida dos trabalhadores brasileiros. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o senador Cid Gomes (PDT) estiveram presentes e criticaram a proposta enviada pelo presidente Bolsonaro ao Congresso.
Ciro considera a proposta “perversa”, principalmente ao tratar da aposentadoria de trabalhadores rurais. “Para que funcione um sistema em que o trabalhador de hoje pague o aposentado de amanhã é preciso que o perfil da maioria da população seja jovem, porque o trabalhador contribui com um pequeno pedaço do salário e o aposentado, necessariamente, recebe cheio. A outra premissa para o sistema de repartição funcionar é um ambiente de alto emprego e de muita formalidade, daí vem a contribuição individual do trabalhador e do empresariado. Hoje, o Brasil tem menos de 20 milhões de carteiras assinadas”, disse o ex-ministro.
Na próxima terça-feira, dia 19, o Senado Federal deve instalar a sua comissão de acompanhamento da tramitação da Reforma da Previdência na Câmara. Membro da comissão, o senador Cid Gomes disse, ontem, que o objetivo é se antecipar ao processo de discussão da proposta que, após discussão na Câmara, deverá ir ao Senado. Cid quer, em parceria com as assembleias legislativas, levar discussões sobre a reforma da Previdência para todos os estados brasileiros.