Lula completa um ano preso e vive incógnita quanto a julgamento de recurso no STJ

  • 07/04/2019

7426348_x720

O ex-presidente Lula completa um ano de prisão na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, neste domingo, dia 7 de abril. O dia será de manifestações pelo “Lula Livre” em várias capitais do País e também no Exterior.
Em carta divulgada à mídia e à militância, Lula afirma: “Faz um ano que estou preso injustamente, acusado e condenado por um crime que nunca existiu. Cada dia que passei aqui fez aumentar minha indignação, mas mantenho a fé num julgamento justo em que a verdade vai prevalecer. Posso dormir com a consciência tranquila de minha inocência. Duvido que tenham sono leve os que me condenaram numa farsa judicial”.
O ex-presidente ainda acrescenta no artigo: “Nada encontraram para me incriminar: nem conversas de bandidos, nem malas de dinheiro, nem contas no exterior. Mesmo assim fui condenado em prazo recorde, por Sergio Moro e pelo TRF-4, por “atos indeterminados” sem que achassem qualquer conexão entre o apartamento que nunca foi meu e supostos desvios da Petrobras. O Supremo negou-me um justo pedido de habeas corpus, sob pressão da mídia, do mercado e até das Forças Armadas, como confirmou recentemente Jair Bolsonaro, o maior beneficiário daquela perseguição”.
A defesa do ex-presidente espera o julgamento de um recurso de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça e também aguarda a apreciação da prisão de segunda instância no Supremo Tribunal Federal. Por enquanto, Lula descarta a possibilidade de pedir o benefício de prisão domiciliar. “Prefiro andar de cabeça erguida aqui dentro do que ficar de cabeça baixa lá fora”, disse o ex-presidente.