Secretário de Administração Penitenciária quer presos pagando por tornozeleira eletrônica no Ceará
O secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Luiz Mauro Albuquerque, confirmou que o Governo do Estado deve enviar à Assembleia Legislativa um projeto de lei para que os presos cearenses possam pagar pela própria tornozeleira eletrônica.
A ideia já é implementada no Rio Grande do Norte, onde Luiz Mauro Albuquerque já esteve à frente da administração penitenciária até o ano passado. O objetivo é diminuir o gasto do Governo Estadual com a compra do equipamento. Atualmente, 3.762 presos são monitorados por tornozeleira eletrônica no Ceará. 25.500 presos estão recolhidos hoje no sistema carcerário do Estado.
No balanço de 100 dias à frente da Secretaria de Administração Penitenciária, Luiz Mauro diz que a pasta tem investido em rigor no sistema prisional. 4.800 celulares foram apreendidos este ano dentro dos presídios cearenses. 98 cadeias públicas foram fechadas no interior. Os detentos foram trazidos para unidades da Capital.
A meta do Governo é ampliar o número de vagas. Quatro novos presídios estão em construção no Estado. São 2.012 novas vagas que estarão disponíveis, incluindo 168 em alas de segurança máxima.