Recurso de Lula no STJ deve ser julgado nesta terça-feira
A mídia política se volta nesta terça-feira, dia 23 de abril, para mais uma tentativa dos advogados do ex-presidente Lula de buscar a sua liberdade. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) montou uma estrutura para o julgamento de um recurso do ex-presidente, que tenta rever a condenação de 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro imposta no caso do “triplex do Guarujá”. A sessão será transmitida no canal do YouTube no STJ, um procedimento adotado apenas em ocasiões excepcionais.
A defesa de Lula pediu ao STJ que seja anulada a condenação do petista no caso do triplex do Guarujá, que levou o ex-presidente à prisão, o sentenciando a 12 anos e um mês pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Os advogados de Lula defendem que o órgão competente para julgar o caso é a Justiça Eleitoral.
Em derrota para a Lava Jato, o Supremo Tribunal Federal decidiu no mês passado que crimes como corrupção e lavagem devem ser julgados na Justiça Eleitoral se estiverem relacionados a caixa 2 de campanha.
Há ainda a expectativa de que a primeira entrevista com Lula, depois de preso, possa ser publicada nesta quarta-feira, dia 24 de abril, pelo El País. A entrevista foi autorizada pelo presidente do STF, Dias Toffoli.