Operação do Ministério Público resulta em prisões de gestores públicos em Quixadá

  • 24/04/2019

IMG_20190424_133308_798

O município de Quixadá, no Sertão Central do Ceará, amanheceu nesta quarta-feira, dia 24 de abril, com forte movimento de policiais civis e promotores do Ministério Público, que cumpriram mandados de busca e apreensão, de prisão preventiva, temporárias e de afastamento de agentes públicos dentro das operações “Casa de Palha” e “Fiel da Balança”. As ações têm o objetivo de combater crimes contra a administração pública de Quixadá.
O presidente da Câmara Municipal de Quixadá, Francisco Ivan Benício de Sá, foi preso preventivamente. Também foram cumpridos mandados de prisão temporária contra Ricardo de Sousa Araújo e Silvana Mary de Souza e Silva, sócios da Construtora Salles e Araújo LTDA-ME; de Felipe Brito de Sá e Jonatas Ferreira De Lima, sócios da FJ Engenharia Assessoria e Serviços LTDA-ME; e de Milton Xavier Dias Neto, conhecido por “Neto Dias”, genro do atual prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e diretor executivo do Consórcio de Saúde do município.
O Ministério Público aponta a existência de fraude em licitações, peculatos e outro ilícitos ligados à realização de obras de engenharia. Em Quixadá, Fortaleza e Capistrano, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão. A operação Fiel da Balança teve sua primeira fase deflagrada em agosto de 2018, com o objetivo de combater crimes de falsidade ideológica e de desvio de dinheiro público, relativos ao serviço de coleta de resíduos sólidos em Quixadá.