Deputados federais retiram Coaf do Ministério da Justiça e mantém controle na pasta da Economia

  • 23/05/2019

IMG_20190523_053556_699

A Câmara dos Deputados impôs por 228 votos a 221, na noite desta quarta-feira, dia 22 de maio, uma nova derrota política ao ministro Sérgio Moro e ao governo de Jair Bolsonaro ao retirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça e mantê-lo ligado ao Ministério da Economia. 

Após assumir a Presidência da República, Bolsonaro transferiu o Coaf do extinto Ministério da Fazenda para o Ministério da Justiça.
Partidos de oposição e do Centrão pressionaram o governo para que o órgão ficasse vinculado ao Ministério da Economia e apresentaram uma emenda, ainda na comissão, para alterar esse ponto.
Os parlamentares aprovaram ainda a redução de 29 para 22 ministérios proposta pelo presidente Jair Bolsonaro. A votação desta MP 870, que trata ainda de outros pontos da reestruturação do governo definida por Bolsonaro no início do mandato, seguirá nesta quinta-feira, dia 23. Falta ser votado, por exemplo, um ponto que proíbe auditores da Receita Federal de investigar crimes que não sejam fiscais.