Abastecimento de Fortaleza e RMF está assegurado até metade de 2020, diz Governo

  • 05/06/2019

IMG_20190605_144641_295

Governo estadual fez um balanço nesta quarta-feira, dia 5 de junho, da situação hídrica do Ceará após o encerramento da quadra chuvosa. O aporte nos açudes cearenses este ano ficou em 2,75 bilhões de metros cúbicos. Parece muito, mas a distribuição irregular das chuvas deste ano deixaram reservatórios importantes para o Ceará, como o Castanhão e o Orós, com volumes ainda críticos. O Castanhão, que é o maior do Estado, está com 5,5%. O Orós aparece com 9,2%. A média de armazenagem no Ceará está com 21,46% de ocupação.
Levantamento feito pela Funceme mostra que no Ceará choveu 676,3 milímetros com desvio de 13,6% acima da média histórica nos quatro meses da quadra invernosa, de fevereiro a maio. Na região do Litoral foi onde mais choveu. Acima de 43% da média. Já no Médio Jaguaribe foi onde houve menos registro de precipitações, com menos de 13% da média histórica.
Com o encerramento da quadra chuvosa, a situação de abastecimento de água em Fortaleza e Região Metropolitana é considerada satisfatória. A Cagece diz ter reserva suficiente até a metade do próximo ano. Mas fica a pendência de uma quadra chuvosa melhor para 2020.
O presidente da Companhia de Abastecimento de Água no Ceará, Neuri Freitas, alerta, no entanto, que é necessário manter o consumo responsável. E não descarta a manutenção da tarifa de contingência para quem costuma desperdiçar o uso da água.