Novas conversas divulgadas entre Sérgio Moro e Deltan Dallagnol trazem mais revelações
A cada nova revelação das conversas divulgadas pelo site “The Intercept Brasil”, o ex-juiz e ministro da Justiça, Sergio Moro, e o coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, vão se complicando diante da parcialidade na condução das operações da Lava Jato.
Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, foram divulgadas novas mensagens. Entre elas, a que Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol tramam a delação seletiva de executivos da Odebrecht. Eles selecionaram apenas 30% dos alvos, o que considerado completamente ilegal.
As mensagens trocadas pelos dois em 2016, quando o Ministério Público Federal negociava a delação da Odebrecht, sugerem que Moro e Dallagnol ignoraram limites estabelecidos pela legislação para proteção de pessoas e empresas interessadas em colaborar com a Justiça.
O The Intercept Brasil revela que o então juiz Sergio Moro sugeriu também ao Ministério Público Federal a publicação de uma nota contra o que chamou de “showzinho” do ex-presidente Lula e de sua defesa durante e após seu interrogatório relativo ao caso do tríplex de Guarujá (SP). As mensagens vazadas indicam que Moro orientou e fez sugestões ao MPF.
Em outra gravação divulgada pelo The Intercept, procuradores da Lava Jato aparecem preparando a estratégia de ataque contra Lula. Eles escolhem a morte da esposa do ex-presidente, Marisa Letícia, como alvo da nota que iria direcionar as manchetes dos meios de comunicação. “Eu iria direto na jugular”, comenta o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima ao defender a proposta no grupo de procuradores.
O jornalista do Intercept Brasil, Glenn Greenwald, garante que há muito material ainda a ser divulgado. É esperar pra conferir.