UFC não vai participar do Programa Future-se proposto pelo Governo Federal

  • 15/08/2019

IMG_20190815_052211_882

A Universidade Federal do Ceará (UFC) está fora do Programa Future-se, proposto pelo Ministério da Educação. O Governo Federal deseja criar um fundo de recursos privados para o financiamento das universidades federais do País. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário da UFF, nesta quarta-feira, dia 14 de agosto.
O reitor Henry Campos, que já havia se manifestado contra o Future-se, leu a declaração dos reitores da instituições federais de ensino superior do Ceará, manifestando os motivos pelos quais a UFC, a Universidade Federal do Cariri e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) colocam-se contra o programa.
“O que se escancara, aos nossos olhos, é que se encontra em marcha uma estratégia para reduzir a presença do Estado na garantia do direito à educação e, ao mesmo tempo, abrir à financeirização do ensino público, transformando-se a educação em mercadoria que tem o lucro”, diz o manifesto.
Em tempo: o presidente Jair Bolsonaro deve definir nos próximos dias o nome do novo reitor da UFC. A lista tríplice dos indicados pela comunidade universitária já está com Bolsonaro.