Governadores do Nordeste reagem em carta às agressões verbais de Bolsonaro contra o governador de Pernambuco
Os governadores do Nordeste reagiram às agressões proferidas pelo presidente Jair Bolsonaro contra o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) pelas redes sociais. Em carta assinada por oito governadores da região, Paulo Câmara recebeu a solidariedade dos colegas. A nota chega após o governador de Pernambuco receber acusações de Bolsonaro por fazer propaganda sobre o 13º salário do Bolsa Família como sendo um projeto estadual. “É profundamente lamentável que a missão confiada ao atual presidente seja transformada em um vergonhoso exercício de grosserias e, neste caso, também na propagação de falsidades”, diz o documento, que é assinado pelos governadores Belivaldo Chagas (Sergipe), Camilo Santana (Ceará), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Flávio Dino (Maranhão), João Azevedo (Paraíba), Renan Filho (Alagoas), Rui Costa (Bahia) e Wellington Dias (Piauí).
Bolsonaro classificou o governador de Pernambuco de “espertalhão” sob a alegativa que Paulo Câmara queria se “apropriar” do programa do 13° para o bolsa família no seu Estado. O fato é que a ideia já tinha sido apresentada pelo governador pernambucano ainda na campanha eleitoral de 2018 para implementar o benefício com recursos estaduais.
O projeto para pagar o 13° do bolsa família em Pernambuco foi aprovado em abril deste ano pela Assembleia Legislativa do Estado, sete meses antes de Bolsonaro assinar a Medida Provisória do décimo terceiro do Bolsa Família nesta semana.