Vídeo de Bolsonaro nas redes sociais gera reação indignada de ministros do STF
O presidente Jair Bolsonaro postou um vídeo em suas redes sociais, nesta segunda-feira, dia 28 de outubro, que causou indignação a ministros do STF, além de virar piada entre internautas. A publicação é atribuída ao filho Carlos Bolsonaro, que controla as redes sociais do presidente. No vídeo, o leão, atribuído a figura de Bolsonaro, é alvo de hienas até o momento em que surge outro leão, descrito como “conservador patriota”, que espanta os inimigos: STF, mídia, partidos e até mesmo a ONU.
Ministros do Supremo Tribunal Federal insatisfeitos com o novo ataque à Suprema Corte por parte de Jair Bolsonaro estão exigindo uma atitude do presidente do STF, Dias Toffoli. Ainda está na memória dos ministros o episódio em que Eduardo Bolsonaro disse que bastava um cabo e um soldado para fechar o STF.
O ministro mais antigo do STF, Celso de Mello, reagiu ao vídeo publicado por Jair Bolsonaro que retrata o STF e outras instituições como hienas. “Constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente”. Para Celso de Mello, o vídeo, que foi apagado posteriormente, evidencia que “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.