Governadores cobram ministro Paulo Guedes sobre promessa de zerar tributos federais nos combustíveis
Governadores de todo o País, entre eles, Camilo Santana, do Ceará, se reuniram com o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, nesta terça-feira, dia 11 de fevereiro, em Brasília. Na pauta, a promessa do presidente Jair Bolsonaro de zerar os tributos federais (Cide e PIS/Cofins) sobre os combustíveis caso os gestores estaduais zerassem o ICMS. Segundo os governadores, não há como estados abrirem mão das receitas do ICMS de forma imediata. Paulo Guedes teria sinalizado que só será possível mexer em tributos após aprovação da reforma tributária, que ainda será encaminhada ao Congresso Nacional.
“Quem define preço de combustíveis é o Governo Federal e não os estados. Aliás, Governo Federal que fica com 68% de todos os impostos arrecadados no País”, declarou o governador Camilo Santana através das suas redes sociais.
“Uma fala curta do presidente deflagrou em uma parcela da população uma compreensão equivocada que há a possibilidade de zerar o ICMS, mas só no Rio Grande do Sul temos R$ 6 bilhões em arrecadação com o tributo. Não tem como se falar em zerar o ICMS do combustível”, acrescentou o governador Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul.