Bolsonaro ignora recomendações das autoridades de saúde e participa de manifestação ao lado de apoiadores
O presidente Jair Bolsonaro resolveu deixar de lado todas as recomendações das autoridades de saúde do próprio Governo dele e participou de forma efetiva das manifestações de seus apoiadores contra o Congresso Nacional e STF, neste domingo, dia 15 de março. Em Brasília, ele cumprimentou e tirou selfies com eleitores. Bolsonaro chegou há quatro dias dos Estados Unidos e ignorou recomendações que pedem isolamento por sete dias após viagem ao Exterior e redução dos contatos sociais para desacelerar a propagação do coronavírus.
O mais impressionante é que enquanto Bolsonaro participava dos atos em frente ao Palácio do Planalto, o Ministério da Saúde publicava um apelo nas redes sociais para que pessoas com mais de 60 anos, a maioria dos manifestantes pró-governo que saíram às ruas em 17 estados, buscassem o isolamento para evitar o contágio do coronavírus. Dá pra entender uma atitude dessa do Presidente da República? Bolsonaro completa 65 anos no próximo dia 21 de março.
A reação no meio político não poderia ter sido pior. Críticas de governadores, senadores e deputados federais contra a atitude de Bolsonaro ganharam as redes sociais. O coronavírus faz cada vez mais vítimas fatais em nível mundial. Só na Itália, são mais de 1.800 mortes.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, classificou a atitude de Bolsonaro contra a democracia. “O pensamento egoísta de quem não se considera no grupo de risco parece incapaz de ultrapassar o raciocínio mais básico de que ninguém é uma bolha e que todos cercamos pessoas para as quais a contaminação pode, sim, representar mais que uma gripe qualquer. As renúncias que este momento exige são uma demonstração de compromisso com o coletivo”.