Pesquisas da XP Investimentos e Datafolha mostram aumento da reprovação à postura de Bolsonaro no combate ao coronavírus

  • 04/04/2020

Pesquisas realizadas pelo Datafolha e XP Investimentos, na última semana, em todo o País, mostram que a reprovação do brasileiro à forma que o presidente Jair Bolsonaro conduz o enfrentamento a pandemia do coronavírus só cresce. No Datafolha, 51% dos consultados avaliam que Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda no combate à pandemia. Na pesquisa da XP Investimentos, 42% consideram o governo Jair Bolsonaro “ruim e péssimo”, percentual que era de 36% em março. O levantamento apontou, ainda, que 80% consideram o isolamento social como a melhor forma para combater o coronavírus.

As declarações de Bolsonaro e dos filhos contra a China (acusam o país de ter “criado” a pandemia) também começam a trazer efeitos negativos para as ações do Ministério da Saúde contra a Covid-19, no que diz respeito a importação de equipamentos, como respiradores artificiais, e insumos, como são os casos das máscaras de proteção para os profissionais de saúde.
O ex-ministro do Meio Ambiente e da Fazenda, Rubens Ricupero, avalia que o redirecionamento de insumos e equipamentos que o Governo Chinês está fazendo do Brasil para os Estados Unidos revela a situação. O fato foi registrado pela mídia durante a semana, quando 600 respiradores que viriam para o Nordeste, ficaram retidos em Miami, nos EUA.
Segundo Ricupero, em entrevista ao jornalista Jamil Chade, da Folha, a decisão de Pequim de redirecionar material que poderia salvar vidas no Brasil deve ser interpretada no contexto das ofensas que a família do presidente Bolsonaro dirigiu contra o governo chinês. Agora, quando necessitou, foi esnobado tanto por Pequim como por Washington.