Partidos políticos organizam as bases para disputa das vagas de vereador em Fortaleza

  • 07/04/2020

Diante do avanço do coronavírus no País, a data das eleições municipais de 2020, que vão eleger novos prefeitos e vereadores, ainda é incerta. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha com a possibilidade do pleito ser transferido para dezembro desse ano.

Até lá, os prazos para os candidatos estão correndo. No último fim de semana, vereadores de Fortaleza fizeram as suas últimas movimentações de troca de agremiação com o fim do prazo da janela partidária. Na Câmara Municipal de Fortaleza, muitos partidos mudaram suas bancadas.

O PDT, do prefeito Roberto Cláudio, recebeu novas adesões. O partido conta hoje com a maior bancada da Casa. São 16 vereadores. A disputa interna promete ser forte, já que alguns secretários municipais foram exonerados para concorrer a uma vaga no Legislativo. São os casos de Lúcio Bruno, ex-coordenador especial de articulação política da Prefeitura; Mosiah Caldas Torgan, ex-titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), e Júlio Brizzi, ex-coordenador especial de políticas públicas de Juventude da Prefeitura.

A base de Roberto Cláudio no Legislativo Municipal ainda é bastante forte, com a participação de partidos aliados. São pelo menos 35 vereadores no bloco da situação. Na oposição, estão parlamentares do PT, que deve ter uma candidatura própria ao Executivo, e vereadores ligados ao deputado federal Capitão Wagner, do PROS, que pretende também concorrer à Prefeitura da Capital.