Hospital de campanha do estádio Presidente Vargas já começa a receber os primeiros pacientes neste sábado
O avanço no número de casos com suspeita de coronavírus em Fortaleza fez a Prefeitura da Capital antecipar o recebimento de pacientes no novo hospital de campanha do estádio Presidente Vargas, no bairro Benfica, já para este sábado, dia 18 de abril. Os primeiros 50 pacientes devem ser encaminhados pela central de regulação do município, a partir da lista de espera demandada pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de Fortaleza. O hospital de campanha do PV tem capacidade para 204 leitos, mas com possibilidade de ampliação de acordo com a demanda.
Governo e Prefeitura de Fortaleza correm contra o tempo para conseguir novos respiradores. Até sexta-feira, dia 24, deverão chegar os equipamentos adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde. O Governo do Estado quer ampliar os atuais 260 leitos de UTI no Ceará para 560 e tem negociado a entrega de 700 respiradores chineses, que devem ser entregues em três lotes, sendo 200 em abril, 400 em maio e 100 em junho.
O consórcio de governadores do Nordeste pediu ainda ao Ministério da Saúde autorização para contratar cerca de 15 mil médicos formados no Exterior que ainda não possuem autorização para atuar no Brasil. A ideia é reforçar o atendimento na rede pública de saúde.