Ministro da Saúde ouve demandas dos governadores do Nordeste, mas o atendimento ainda está na fase das promessas
Em novo encontro por videoconferência com governadores do Nordeste, nesta quarta-feira, dia 29 de abril, o ministro da Saúde, Nelson Teich, não trouxe respostas concretas às demandas apresentadas pelos gestores. A primeira reunião dos governadores com Nelson Teich foi no último dia 20 de abril, quando cada governador encaminhou um relatório com um diagnóstico da situação de cada estado diante da pandemia do novo coronavírus. Mas, por enquanto, há apenas sinalização verbal de atendimento às reivindicações.
O planejamento do Ministério da Saúde é de distribuir cerca de 180 respiradores por semana entre os 27 estados da federação, mas ainda não há um detalhamento sobre essa operação. “Infelizmente, ainda sem um horizonte de respostas às demandas apresentadas por Pernambuco e outros estados da região, principalmente com a chegada de novos respiradores e os EPIs”, disse o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).
O governador do Ceará, Camilo Santana, solicitou ao ministro da Saúde a urgência no envio de respiradores, equipamento fundamental para a abertura de novos leitos de UTI. “A nossa luta tem sido em ampliar a rede de saúde e abrir os leitos, já que muitos pacientes têm chegado em estado avançado e necessitam de UTI, principalmente com respirador. Essa questão dos respiradores têm sido a maior angustia dos governadores. Fizemos uma compra grande de respiradores de fora do Brasil (700 unidades) e infelizmente ainda não conseguimos trazer nenhum”, disse Camilo.