Semace faz uso de robô para facilitar atendimento virtual para empreendedor

  • 11/05/2020

Empreendedores públicos e privados podem tirar dúvidas relacionadas à legislação ambiental em vigência no estado, por meio de um atendente virtual instalado no site da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O robô de nome “Colibri” foi disponibilizado, nesta segunda-feira, dia 11 de maio, para cumprir o período de três meses de testes, atendendo 24 horas por dia.
A ferramenta de relacionamento do tipo chatbot funciona por inteligência artificial. Pode responder sobre licenciamento, monitoramento, fiscalização e gestão ambiental. Caso o interessado se sinta insatisfeito com a resposta, o caso é encaminhado para o atendimento da central telefônica. E a questão é registrada, para ser respondida internamente e ampliar o repertório do “Colibri”.
Esta é a fase final de testes do robô, que já funciona, desde 2017, para os usuários que utilizam o sistema eletrônico de licenciamento da Semace. O projeto foi desenvolvido numa parceria com o Banco Mundial, que cedeu a consultoria e a empresa desenvolvedora. E faz parte do esforço da Semace de tornar o relacionamento com o público mais fácil, rápido, barato e ecologicamente correto.
Ao final do teste, as informações acumuladas serão analisadas, para orientar a Semace sobre a implementação de uma ferramenta de atendimento virtual de inteligência artificial definitiva.