Bolsonaro tenta usar postagem falsa de deputado cearense, mas a rede social apaga por se tratar de fake news
Notícias falsas propagadas por deputados bolsonaristas nos últimos dias buscam sustentar a versão do presidente Jair Bolsonaro de que a pandemia não é tão perigosa e de que o isolamento social é um exagero. Opiniões que já foram contestadas por médicos, cientistas e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
![Publicação compartilhada nos stories do presidente é apontada como notícia falsa; O POVO realizou checagem e confirmou que os dados são inverídicos](https://www.opovo.com.br/_midias/jpg/2020/05/11/300x529/1_bolsonaro_compartilha_postagem_de_deputado_cearense_e_e_bloqueado_por_conteudo_falso_1-12570956.jpeg)
Nesta segunda-feira à noite, dia 11 de maio, Jair Bolsonaro compartilhou em seu Instagram, uma publicação do deputado cearense André Fernandes (PSL) que foi classificada como conteúdo falso. A rede social possui uma ferramenta de verificação de fake news em parceria com agências de checagem de fatos.
A publicação tratava sobre suposta queda nas mortes por problemas respiratórios no Ceará entre 2019 e 2020. O conteúdo é equivocado, porque a listagem usada pelo deputado inclui mortes por todas as doenças no ano passado, não apenas as respiratórias, e ainda há óbitos a serem incluídos na contagem deste ano.
André Fernandes enfrenta um processo na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará por ter acusado um colega parlamentar de envolvimento com o crime organizado sem apresentar nenhuma prova. Mesmo através de sessão remota, o relatório que pede a suspensão do deputado bolsonarista por 30 dias já está pronto para ser votado em plenário da Assembleia Legislativa.