Secretaria de Saúde do Ceará define como vai funcionar a fiscalização para retomada gradual da economia

  • 29/05/2020

Técnicos da Secretaria de Saúde do Ceará se reúnem, nesta sexta-feira, dia 29 de maio, com o setor produtivo para discutir as regras dos protocolos de segurança para a reabertura gradual da economia no Estado. São 17 setores a serem contemplados com a flexibilização de operação das atividades econômicas, mesmo diante do decreto de isolamento social. Haverá fiscalização rígida para fazer cumprir as regras definidas pelo Governo Estadual.

O prefeito Roberto Cláudio explica como vão se dar as medidas de afrouxamento do isolamento social em Fortaleza. “A gente vai começar a partir de segunda-feira (dia 1° de junho) uma fase de transição. Em que atividades bem específicas, de baixo impacto sanitário serão liberadas, até mesmo pra gente fazer um teste, acompanhar como é a adesão dessas empresas ao protocolo de segurança da saúde, saber como vai funcionar o transporte, se isso vai gerar ou não aglomerações, quais são os riscos. Então é uma fase em que a gente vai poder acompanhar, monitorar e testar a implantação dessa nova retomada de alguns setores bem específicos”.

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde do Estado divulgado no fim da tarde de quinta-feira, dia 28 de maio, o Ceará tem 37.821 casos confirmados e 2.733 mortes por Covid-19. Outras 24.979 pessoas estão recuperadas. Em Fortaleza, são 21.328 confirmações da nova virose e 1.804 óbitos, enquanto os recuperados somam 13.950 casos.