Com Ministério da Saúde dando sinais de paralisia, secretários estaduais apelam para comprar remédios no Exterior com ajuda de organismos internacionais
O nível de paralisia do Ministério da Saúde no combate à Covid-19 está fazendo com que os secretários estaduais de saúde estejam articulando a compra de remédios para combater a Covid-19 com a Opas (Organização Panamericana de Saúde). Eles querem que a organização internacional, que é ligada à Organização Mundial de Saúde, coordene uma compra coletiva para os estados, num movimento novamente paralelo ao Ministério da Saúde.
Enquanto isso, ainda repercute mal as mudanças no formato de divulgação dos casos e mortos por coronavírus no Brasil. A nova metodologia adotada foi criticada em veículos internacionais e redes sociais. As manchetes dos diferentes portais falavam em ‘apagão de dados’, ‘sumiço de mortes’ e ‘governo elimina mortos pelo vírus’. Nas redes sociais, acadêmicos e jornalistas criticaram o novo formato da informação.
Levantamento feito pelas secretarias estaduais de saúde mostra que nesta segunda-feira, dia 8 de junho, há 692.363 casos confirmados da Covid-19. São 36.505 mortos no País pela pandemia.