Prisão de Queiroz e saída de Weintraub do Governo se tornam maior desafio para governabilidade de Bolsonaro
Em Brasília, a prisão do ex-assessor Fabrício Queiroz e a demissão do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, se tornaram o maior desafio do presidente Jair Bolsonaro em manter a governabilidade. A pressão sobre o Planalto só aumenta diante da aproximação das investigações em torno da prática de “rachadinha” pelo filho Flávio Bolsonaro e a aproximação com milícias no Rio de Janeiro. Para piorar a situação, Fabrício Queiroz foi preso na casa do hoje advogado que defende Flávio Bolsonaro. Apelidado de “anjo” pela família do presidente Bolsonaro, o criminalista Frederick Wassef tem pelo menos nove procurações para advogar em nome do clã Bolsonaro. Wassef tem acesso fácil ao presidente tanto no Palácio do Planalto, como no Palácio da Alvorada.
Os desdobramentos das investigações sobre Fabrício Queiroz se juntam aos inquéritos no STF, envolvendo fake news, a partir de um chamado “Gabinete do Ódio” que seria operado por Carlos Bolsonaro, e dos atos antidemocráticos, que envolvem parlamentares e aliados do presidente Bolsonaro. Em manifestações recentes que tiveram apoio do Chefe da Nação, houve defesas claras de fechamento do STF e do Congresso Nacional e volta da ditadura militar, o que vai de encontro ao que está na Constituição Federal além de ferir a Lei de Segurança Nacional.
A expectativa no momento é que o avanço das investigações nas suas várias frentes venham a comprometer as alianças que vêm sendo feitas por Jair Bolsonaro com parlamentares do chamado Centrão. Se novos fatos venham a surgir nos próximos dias, não será difícil ver hoje aliados desistirem do apoio e passarem a ser oposição. Aliás, muitos outros já desistiram de Bolsonaro e passaram a ser tratados pela rede bolsonarista como os novos “comunistas”.
Enquanto isso, Jair Bolsonaro prefere utilizar o discurso de “prisão espetaculosa” para Fabrício Queiroz. Segundo o presidente, “não havia nenhum mandado de prisão contra ele (Queiroz). Foi feita uma prisão espetaculosa. Pareciam que estavam prendendo o maior bandido da face da Terra”. As investigações à fundo vão mostrar quem está certo na História.