Rodrigo Maia reage a proposta de Paulo Guedes de recriação de imposto semelhante à CPMF

  • 06/07/2020

Em conversa com empresários transmitida ao vivo pela internet, o ministro da Economia, Paulo Guedes voltou a defender a recriação de um imposto semelhante à CPMF. Para o ministro, um tributo nesses moldes aumentaria a base de arrecadação, com alíquota baixa. A reação no Congresso veio através do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

“Pelo menos até 1º de fevereiro, não conte com a presidência da Câmara a pautar qualquer matéria de qualquer imposto disfarçado de CPMF. Deixo claro para não reclamarem depois. A Câmara não pautará CPMF e novos impostos no Brasil”, respondeu Maia em entrevista à Globo News.

Desde o período de campanha, Paulo Guedes defende a criação de um imposto nos moldes da CPMF, que poderia incidir sobre pagamentos ou serviços digitais, como forma de financiar programas como a redução de impostos sobre a folha de pagamentos.

Paulo Guedes diz acreditar que a reforma tributária será aprovada ainda este ano. Ele, no entanto, não deixa claro exatamente qual a reforma tributária que o Governo Federal pretende apresentar ao Congresso.