Apesar da reabertura gradual, setor de bares e restaurantes teme mais demissões e fechamento de negócios

  • 15/07/2020

Apesar do retorno das atividades dos restaurantes e barracas de praia em Fortaleza no horário do almoço dentro da Fase 3 do plano de retomada econômica em Fortaleza, o setor está preocupado com as casas que não terão mais condições de funcionar e com a necessidade de novas demissões. Os bares, por exemplo, ainda não foram autorizados a funcionar à noite e, muitos deles, não conseguirão mais reabrir.

“Muitos empreendedores já estão reduzindo seus quadros ou vão reduzir em 20% a 30%. Essa é uma estimativa gentil. Estamos trabalhando com apenas metade da nossa capacidade e, por muito tempo, não teremos demanda que justifique a quantidade de funcionários anterior à pandemia. Se eu tenho quatro garçons, mas só preciso de dois, vou ter que demitir, até porque o faturamento ainda está baixo, não conseguimos pagar todo mundo”, afirma presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel), Rodolphe Trindade.

Já o Sindicato de Restaurantes, Bares, Barracas de Praia, Buffets e Similares do Estado do Ceará (Sindirest-CE) prevê o fechamento de 30% dos estabelecimentos devido à pandemia da Covid-19.