Assembleia Legislativa do Ceará deve retornar com sessão presencial no próximo dia 23 de julho
A Assembleia Legislativa do Ceará deve retornar com pelo menos uma sessão presencial por semana, a partir do dia 23 de julho. O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado estadual José Sarto (PDT), anunciou que a primeira sessão presencial, após período de distanciamento social, deve ocorrer na próxima quinta-feira, dia 23. Para isso, além dos testes rápidos já realizados, deputados, assessores e servidores serão submetidos a exames de PCR nos próximos dias. A Casa também já dispõe de totens com álcool em gel, equipamentos de proteção individual e sinalização com informações sobre distanciamento social e informações preventivas.
De acordo com Sarto, a retomada gradual de atividades do Poder Legislativo acompanha a quarta fase do plano de flexibilização das medidas de isolamento social em Fortaleza. “Quando começamos a imaginar o retorno, várias datas foram propostas e a proposta que foi acatada pela maioria dos deputados e deputadas foi o retorno com a última fase (do plano de flexibilização)”, ressaltou.
Os exames de PCR serão realizados nesta sexta-feira, dia 17 de julho, sábado, dia 18, e segunda-feira, dia 20, por agendamento. Farão o exame somente deputados, assessores e servidores diretamente ligados ao Plenário, pois, neste primeiro momento, a atividade presencial será restrita à realização de uma sessão plenária por semana. O uso das duas tribunas ocorrerá de forma alternada, permitindo que a área seja higienizada entre os pronunciamentos.
“Deputados que por acaso estejam no grupo de risco ou que tenham comorbidades podem eventualmente participar da sessão em casa. Mas, se quiserem, podem vir à Assembleia participar (da sessão) do seu gabinete via internet”, enfatizou. Para preservar a segurança de todos, não será liberado ainda na primeira fase o acesso de visitantes. Servidores que integram grupos de risco continuarão em teletrabalho.
José Sarto pontuou também que a sede da Casa está passando por novo processo de sanitização, medida que já havia sido adotada no início da pandemia. Além disso, foram adquiridos equipamentos de medição de temperatura que ajudarão no controle de acesso às dependências da Assembleia.
