Governo do Estado inicia debate para abertura de mais setores da economia nas próximas semanas
Após o início da Fase 4 do plano de retomada econômica em Fortaleza, o Governo do Ceará reabre o debate sobre novos setores que podem ser beneficiadas nas próximas semanas. Aulas presenciais na rede pública e particular, academias de ginástica, bares, cinemas, eventos e espetáculos são atividades que podem ser contempladas, de acordo com a melhoria no quadro da Covid-19 na Capital.
Segundo o secretário executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará, Flávio Ataliba, a expectativa é que sejam criadas mais três fases de abertura para contemplar os setores que estão faltando reabrir. O Governo do Estado volta a sentar na mesa com representantes desses setores nessa semana. Os cuidados com o processo de abertura têm o objetivo de evitar uma segunda onda da Covid-19 em Fortaleza.
O plano a ser discutido incluí a volta das aulas presenciais numa primeira fase para 3º ano do Ensino Médio e 5º ano do Ensino Fundamental 1. O Ensino Fundamental 2 (do 6º ao 9º ano) voltaria na segunda fase e o Ensino Superior completando a terceira fase. A Educação Infantil ainda não teria data definida.
Em relação às academias, a proposta seria iniciar com 30% da capacidade das academias e 30% dos alunos. Nas fases seguintes, o funcionamento chegaria a 100% da capacidade. Bares e a realização de eventos também retornariam de maneira escalonada, respeitando todos os riscos sanitários.
