AL apresenta pesquisa do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência nesta sexta-feira
O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência apresenta nesta sexta-feira, dia 15 de julho, às 9 horas, no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa do Ceará, os dados de uma pesquisa de campo que tenta mapear a violência contra os menores em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Eusébio, Sobral e Juazeiro do Norte. Foram aplicados questionários também em oito centros educacionais. O relatório a ser apresentado nesta sexta-feira se refere apenas a Fortaleza. A pesquisa referente aos demais municípios será fechada apenas no segundo semestre.
Os dados foram levantados com famílias de adolescentes mortos e com adolescentes privados de liberdade por homicídios.
Esta foi uma das
estratégias adotadas pelo Comitê para compreender os motivos que levam adolescentes a morrer e a matar no Estado.
Entre os números que a pesquisa chegou estão o de que 73% dos adolescentes mortos em Fortaleza foram assassinados no próprio bairro em Fortaleza. Mais da metade sofreu pelo menos uma ameaça.
O Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência tem a coordenação técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e é presidido pelo deputado estadual Ivo Gomes (PDT) e tem como relator o deputado Renato Roseno (PSOL).