Segunda pesquisa sobre coronavírus em Fortaleza atesta que 13,1% da população já testaram positivo e criaram anticorpos para a doença

  • 05/08/2020

A segunda pesquisa realizada em Fortaleza para a Covid-19, numa parceria do Governo do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Fiec e Instituto Opnus, detectou que 13,1% dos entrevistados testaram positivo para o coronavírus e criaram anticorpos para enfrentamento da doença. Na Capital, a taxa de infecção pelo novo coronavírus chegou a 17,6% em domicílios com mais de cinco habitantes. Os dados apresentados na manhã desta quarta-feira, dia 5 de agosto, é resultado da segunda fase da pesquisa que avalia os impactos do coronavírus na Capital.

Foram coletadas 3.300 amostras, incluindo testes rápidos, coletas de swab nasal para RT-PCR e entrevistas. Foram visitados 117 bairros de Fortaleza entre 13 e 20 de julho. A primeira fase do estudo, apresentado em junho deste ano, mostrou que mais de 370 mil pessoas já desenvolveram anticorpos contra coronavírus em Fortaleza. Ainda será realizada uma terceira fase da pesquisa, com aplicação de mais 3.300 testes.

A pesquisa tem como objetivo a definição de políticas públicas de enfrentamento à Covid-19, como também a tomada de decisão de abertura de mais setores da atividade econômica em Fortaleza.