Governo Federal sofre derrotas no Senado com derrubada de vetos de Jair Bolsonaro
O Senado Federal derrubou o veto de Bolsonaro sobre o reajuste dos servidores ligados ao combate à pandemia. O trecho vetado por Bolsonaro e rejeitado pelo Senado, após aprovação de destaque do PT, admitia a possibilidade de reajuste salarial para servidores públicos civis e militares diretamente envolvidos no combate à pandemia, incluindo carreiras como peritos, agentes socioeducativos, profissionais de limpeza urbana, serviços funerários e assistência social, trabalhadores da educação pública e profissionais de saúde. O ministro da Economia, Paulo Guedes, reagiu com agressividade à derrubada pelo Senado do veto de Jair Bolsonaro ao aumento salarial a servidores públicos até o fim de 2021. “É um crime contra o País, disse.
Deputados e senadores também derrubaram, nesta quarta-feira, dia 19, em sessão conjunta do Congresso Nacional, um veto do presidente Jair Bolsonaro que desobrigaria o uso de máscaras em escolas, comércios, indústria e igrejas, ao contrário de projeto aprovado no Parlamento. Outro veto presidencial derrubado na sessão foi o que prevê medidas de proteção e prevenção ao coronavírus em territórios indígenas.
Bolsonaro havia vetado pontos que previam a distribuição gratuita de materiais de higiene, de limpeza e de desinfecção de superfícies para aldeias ou comunidades indígenas.