Empresa chinesa assina acordo para implantar novo complexo eólico offshore no litoral do Ceará
O Governo do Ceará assinou nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, um memorando de entendimento com a empresa chinesa Mingyang Smart Energy formalizando a intenção de que seja instalada no Estado um complexo eólico offshore, sistema que aproveita a força do vento que sopra em alto mar entre 2022 e 2023. Fundada em 1993, com sede em Zhongshan Guangdong, China, a Mingyang Smart Energy é fabricante de turbinas eólicas de primeira classe e fornecedora de soluções integradas de energia limpa. A empresa conta com nove mil colaboradores e 16 fábricas situadas na China e Índia.
A intenção da empresa em se instalar no Ceará leva em consideração fatores como localização geográfica que assegura potencial para a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, com destaque para a tecnologia eólica offshore.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado, Maia Junior, o investimento inicial da empresa deverá ficar entre R$ 300 milhões e R$ 400 milhões. A previsão de que o empreendimento chinês deverá gerar cerca de dois mil empregos na fase inicial.
![](https://blogdorogeriogomes.com.br/wp-content/uploads/2020/09/energia-eolica-offshore-1024x576.jpeg)