Universitários cearenses que perderam o Fies buscam a Justiça para continuar estudando
Estudantes que tiveram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) suspenso pelo Governo fizeram um protesto hoje em frente ao prédio da Justiça Federal, no Centro de Fortaleza. O Ministério Público Federal acompanha o drama dos alunos que tiveram de parar de estudar.
Pelo menos 10 mil universitários perderam o Fies no Ceará. Parte desses alunos teve que trancar a faculdade porque não têm condições financeiras de arcar com os custos da mensalidade.
Alunos prejudicados com o corte no programa fizeram uma manifestação, nesta quinta-feira, dia 21 de julho, em frente ao prédio da Justiça Federal no Centro da Capital. Eles cobram uma solução para o corte de vagas no Fies pelo Ministério da Educação.
O número de vagas ofertadas no Fies vem caindo desde o ano passado em todo o País. Em 2014 foram 732 mil vagas. Já em 2015, este número foi reduzido drasticamente para 278 mil.
O Ministério Público Federal no Ceará diz estar acompanhando o problema de perto. O procurador Oscar Costa Filho avalia que os universitários que já eram atendidos pelo programa não podem ser prejudicados.