CBF apresenta proposta para volta de 30% de torcedores nos jogos de futebol. Decisão precisa de aval de estados e municípios
A volta da torcida para os estádios de futebol está sendo discutida agora em nível de Governo Federal e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Ministério da Saúde aprovou um estudo enviado pela CBF para o retorno de até 30% da capacidade do público nos estádios brasileiros na Série A, a partir de outubro.
A decisão, no entanto, precisará do aval de governadores e prefeitos. Cada estado ou município deve adotar uma política sanitária e um protocolo de saúde exigidos pelo Ministério da Saúde. O aval foi dado pelo ministro Eduardo Pazuello em ofício ao presidente da CBF, Rogério Caboclo.
Entre os principais protocolos exigidos estariam a liberação do estádio para até 30% da capacidade de público, além dos jogos não terem a torcida visitante. Ou seja, apenas o público do mandante.
No Ceará, o coordenador do Plano de Retomada das Atividades Econômicas do Ceará, Flávio Ataliba, admite que o documento da CBF é um primeiro passo para começar a discussão sobre a ideia. Federação Cearense de Futebol e os clubes que disputam o Brasileirão, Ceará e Fortaleza, também devem se manifestar sobre a viabilidade do retorno de torcedores aos jogos seguindo rigorosos protocolos sanitários.
