Retorno de aulas no dia 1° de outubro ficará restrito apenas a novas séries da rede particular. Estado e município vão continuar com ensino remoto

  • 29/09/2020

Na manhã desta terça-feira, dia 29 de setembro, o Governo do Ceará confirmou que as aulas presenciais das escolas públicas estaduais não serão retomadas a partir do dia 1º de outubro, próxima quinta-feira, data prevista pelo último decreto estadual. As escolas municipais de Fortaleza e de pelo menos oito municípios da Região Metropolitana também não voltam com o ensino presencial. Continuam com as aulas remotas. Apenas a rede particular da Macrorregião de Fortaleza terá a oportunidade de retornar com aulas presenciais para várias séries.

O decreto estadual prevê as aulas presenciais liberadas no início de outubro com até 35% da capacidade do último ano do Ensino Médio e da Educação Profissional, 1º, 2º e 9º anos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, além de 50% da Educação Infantil em instituições públicas e também privadas.

Segundo a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, ainda não há data definida para o retorno. A titular da Seduc afirmou ainda que em nenhum momento foi feita a convocação de professores, alunos ou servidores das unidades da rede pública de ensino.

A decisão de não retornar às aulas na rede pública têm relação com uma resistência dos professores em retornar com as aulas presenciais, como também a avaliação de muitos pais que desejam que o ensino presencial só volte efetivamente em 2021.