Apoio do governador Camilo Santana também é disputado em cidades na Região Metropolitana de Fortaleza

  • 06/10/2020

A imagem do governador Camilo Santana é centro de disputas para além do pleito eleitoral em Fortaleza. Na Região Metropolitana, por exemplo, postulantes ao cargo de prefeito de Caucaia e Maracanaú buscam associar suas candidaturas ao chefe executivo do Estado.

Em Caucaia, município mais populoso da RMF, o candidato à reeleição Naumi Amorim (PSD) e Elmano de Freitas (PT), ambos na foto, tentam vincular às suas respectivas campanhas o apoio de Camilo Santana. Petista, apenas Elmano tem a permissão legal para utilizar a associação ao governador. Contudo, Naumi investe na publicidade da parceria do Governo do Ceará com a sua gestão em Caucaia.

A imagem dos Ferreira Gomes também se divide entre as duas forças na disputa em Caucaia. Enquanto Elmano tem o apoio de Ciro Gomes, Naumi aposta na aliança com o senador Cid Gomes.

Nas eleições de Maracanaú, o candidato Júlio César Filho (Cidadania) registrou seu nome de campanha como “Julinho líder do Camilo”, referindo-se ao seu papel enquanto líder de governo na Assembleia Legislativa do Ceará. O Ministério Público Eleitoral questionou a campanha do prefeiturável por se remeter diretamente às estruturas do poder do Estado, causando desequilíbrio na disputa. Júlio César encontra-se licenciado do cargo de deputado estadual e afirmou que irá acionar a equipe jurídica para se defender.

Nesta terça-feira, dia 6 de outubro, a primeira-dama do Governo do Ceará, Onélia Santana, divulgou que obteve teste positivo para o Covid-19. O governador Camilo Santana assegurou que também foi submetido ao teste, mas o seu deu negativo.