Prefeito Roberto Cláudio inaugura seis novas estações do Bicicletar no Jóquei Clube, Parangaba e Messejana
O Prefeito Roberto Cláudio inaugurou, na manhã desta quarta-feira, dia 7 de outubro, na Areninha da Parangaba, mais seis novas estações do Bicicletar, agora implantadas nos bairros Jóquei Clube, Parangaba e Messejana. Com a inauguração, Fortaleza passa a contar com 172 estações do sistema de bicicletas compartilhadas, o que é mais que o dobro de estações disponíveis até o final de 2019, permitindo mais alternativas de deslocamento sustentável para o uso da população em mais bairros da capital.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o Bicicletar está expandindo o sistema de compartilhamento de bicicletas para novas regiões da cidade, tornando-se o maior sistema de bicicleta compartilhada do Brasil em número de estações por habitantes e o terceiro em números absolutos, atrás somente do Rio de Janeiro e São Paulo.
De janeiro deste ano até agora, já foram implantadas 92 das 130 novas estações previstas até o final de 2020, quando o sistema passará a contar com um total de 210 estações, o que representará uma ampliação em mais de 160%.
As novas estações fazem parte da expansão do sistema, que está chegando a bairros das Regionais I, II, III, IV e VI, como Barra do Ceará, Cristo Redentor, Pirambu, Jacarecanga, Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Presidente Kennedy, Mucuripe, Monte Castelo, São Gerardo, Centro, Farias Brito, Benfica, Parquelândia, Pici, Antônio Bezerra, Padre Andrade, Moura Brasil, Vila Ellery, Luciano Cavalcante, Bela Vista, Parquelândia, Panamericano, Rodolfo Teófilo, Amadeu Furtado, Jóquei Clube, Damas, Itaperi, Serrinha, Itaoca, Demócrito Rocha, Vila União, Montese, Parreão, Parangaba, Messejana, Paupina, Edson Queiroz, Jardim das Oliveiras, Sapiranga, Cidade dos Funcionários, Parque Manibura, Parque Iracema e Cambeba.
Até o final de 2019, Fortaleza contava com 80 estações do Bicicletar, que eram e permanecem sendo patrocinadas pela Unimed Fortaleza, ou seja, a gestão municipal não teve nenhum custo com este programa. Já estes 130 novos equipamentos que estão sendo implantados ao longo deste ano são custeados com recursos municipais oriundos da arrecadação da Zona Azul.
A Prefeitura de Fortaleza chegou à marca de 317,3 km de infraestrutura cicloviária, proporcionando cada vez mais opções de deslocamentos seguros para a utilização da bicicleta na cidade. Nessa conta, são 195,3 km de ciclofaixas, 111,4 km de ciclovias, 10,4 km de ciclorrotas e 0,2km de passeio compartilhado.
![](https://blogdorogeriogomes.com.br/wp-content/uploads/2020/10/IMG-20201008-WA0105-1024x629.jpg)