Capitão Wagner e Luizianne Lins estão na frente no Ibope, mas têm alta rejeição. Sarto aparece em terceiro
A primeira pesquisa do Ibope sobre a intenção de votos na eleição para prefeito em Fortaleza foi divulgada nesta quarta-feira, dia 14 de outubro. Na disputa pelo Paço Municipal, Capitão Wagner (Pros), com 28%, e Luizianne Lins (PT), com 23%, estão tecnicamente empatados. Candidato apoiado pela atual gestão municipal, José Sarto (PDT), surge com 16%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Na sequência dos prefeituráveis, Heitor Férrer (SD) soma 6%, Célio Studart (PV) tem 4%, Renato Roseno (PSOL) está com 3% e Heitor Freire detém 1% das intenções do eleitorado. Anizio Melo (PCdoB) e Samuel Braga (Patriota) apresentam números inferiores a 1%, e os outros candidatos não tiveram seus nomes cogitados pelos entrevistados. Os indecisos são 7%. Brancos e nulos aparecem no total de 12%.
A pesquisa também aborda a rejeição do voto popular para cada candidato, fator que pode determinar terreno ainda indefinito entre os prefeituráveis mais fortes no pleito e muita disputa até o dia 15 de novembro, data da votação no 1° turno. Luizianne Lins tem a maior rejeição da população, com 36%. Wagner vem logo a seguir, com 33%. José Sarto tem rejeição de 17%.
Outros dados mostram que o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) tem uma avaliação de governo boa/ótima para 49% dos entrevistados. A gestão do governador Camilo Santana (PT) é considerada boa ou ótima para 56% da população de Fortaleza. Já o presidente Jair Bolsonaro tem avaliação de governo ruim ou péssimo para 47% da população fortalezense. Números que devem ser levados em consideração na análise do cenário.
![](https://blogdorogeriogomes.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Candidatos-Fortaleza.jpg)