Fortalezense aprova comportamento de Camilo Santana e Roberto Cláudio no combate à pandemia, diz Datafolha

  • 20/10/2020

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), estão bem avaliados entre os eleitores da Capital quando o assunto é o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Segundo a última pesquisa do Datafolha, encomendada pelo jornal O POVO, o petista e o pedetista têm apresentado desempenho entre bom e ótimo para a população fortalezense.

Com apoio disputado entre a candidata de seu partido, Luizianne Lins, e o candidato da linha sucessória da atual gestão municipal, José Sarto (PDT), Camilo Santana tem aprovação de 62% dos entrevistados pela pesquisa. Os leitos assegurados pelas unidades de saúde e o auxílio prestado às famílias de baixa renda são os principais pontos que trazem a boa popularidade de Camilo no contexto da crise sanitária deste ano.

O prefeito Roberto Cláudio dispõe de avaliação positiva de 56% do eleitorado de Fortaleza pelas medidas de isolamento e a redução do número de casos do Covid-19 na cidade.

Já o presidente Jair Bolsonaro conta com a maior parte das avaliações entre ruim e péssimo em sua postura diante da pandemia. Envolvido em crise na saúde, negacionismo científico e medidas econômicas que causaram protestos, como a redução de salários e suspensão de contratos, Bolsonaro teve 45% de reprovação pelos fortalezenses.

Os números não podem ser ignorados na hora de se analisar o cenário das eleições municipais em Fortaleza, visto o engajamento de candidatos junto às imagens das três lideranças.