Bolsonaro aposta todas as fichas na reeleição de Trump nos EUA. E se Biden ganhar?
O Palácio do Planalto acompanha com expectativa a conclusão das eleições nos Estados Unidos, nesta terça-feira, dia 3 de novembro. E o presidente Jair Bolsonaro aposta todas as fichas na reeleição do norte-americano Donald Trump, a quem se considera aliado, apesar de até hoje o presidente dos EUA não ter dado nada de forma efetiva ao Brasil. As pesquisas, no entanto, apontam que a probabilidade maior é a eleição do democrata Joe Biden, o que deixaria Bolsonaro com a sua política negacionista ainda mais isolado no cenário político mundial.
Durante a campanha, Bolsonaro se manifestou favorável à reeleição de Trump e ainda recebeu diplomata norte-americano fazendo campanha em território brasileiro. No meio político dos EUA, isso é considerado interferência política nas eleições alheias.
Com uma eventual vitória do democrata Joe Biden, o Brasil poderá ter sérios problemas comerciais e também no cenário de preservação do meio ambiente, principalmente, na Amazônia. Hoje, a relação Bolsonaro/Trump é de total subserviência do governo brasileiro aos interesses norte-americanos. É esperar pra ver o resultado da eleição por lá e os seus desdobramentos.