Camilo Santana anuncia apoio incondicional a José Sarto. Candidatos buscam quem foi derrotado no 1° turno da Capital

  • 16/11/2020

Após a definição de segundo turno nas eleições municipais do último domingo, os candidatos José Sarto (PDT) e Capitão Wagner (Pros) prometeram ir atrás de todo o apoio possível de outras legendas que participaram do pleito para a Prefeitura de Fortaleza. Nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, o governador Camilo Santana (PT) confirmou o apoio aberto a Sarto e convocou outros candidatos derrotados no 1° turno a fazerem o mesmo. “Nós não podemos admitir que a política que fortalece e explora a violência unicamente com objetivos pessoais possa sobressair neste segundo turno”, afirmou Camilo em referência ao candidato do Pros, Capitão Wagner. Sarto também deverá ganhar o reforço na campanha do 2° turno do senador Cid Gomes (PDT) e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

À frente das urnas no 1° turno com 35,72% dos votos, o pedetista José Sarto afirmou que vai em busca de fortalecer a sua candidatura com nomes do campo democrático. Ele fez elogios à candidata Luizianne Lins (PT), que ficou em terceiro na votação, com 17,76%. “Tenho maior respeito pela candidata. Luizianne é uma pessoa séria. Eu vou conversar com todos os partidos e todas as pessoas. A minha luta não é contra ninguém, é a favor de Fortaleza. Vou convidar a todos”.

Com 33,32% dos votos na Capital, Capitão Wagner projetou a busca por alianças com outros candidatos para tentar barrar a sucessão do prefeito Roberto Cláudio e do grupo ligado aos Ferreira Gomes. “A diferença (entre ele e Sarto) é de cerca de 30 mil votos. Acredito que esses 14 dias vão ser de muito trabalho. A partir de agora, vou sim entrar em contato com os candidatos e, principalmente, com os eleitores desses candidatos”.

No quarto lugar na disputa pela Prefeitura, o candidato Heitor Ferrer (SD) foi o primeiro a se posicionar sobre o segundo turno. Optou pela neutralidade, como tem feito de costume nas últimas eleições em que esteve no pleito.

Com a saída do PT e sua chapa única da votação, o governador Camilo Santana passará a se posicionar e engajar abertamente a favor da candidatura de José Sarto. Outros nomes petistas, como o deputado estadual Acrísio Sena, também já sinalizaram apoio ao prefeiturável pedetista.