PT e PC do B confirmam apoio a José Sarto no segundo turno em Fortaleza
O PT se posicionou oficialmente nesta terça-feira, dia 17 de novembro, no apoio à candidatura de José Sarto (PDT) na disputa do segundo turno das eleições para Prefeitura de Fortaleza. A candidata da legenda, Luizianne Lins, conquistou 17,76% dos votos na Capital. Com o apoio do governador Camilo Santana e de outras lideranças petistas, a tendência já era de que a parceria fosse oficializada. Luizianne não participou do encontro da cúpula do PT municipal que definiu fechar o apoio a José Sarto.
Em nota, o partido agradeceu “o reconhecimento do povo de Fortaleza pela expressiva votação alcançada” pela chapa tanto para a prefeitura quanto para a Câmara Municipal e enfatizou que o apoio ocorre especialmente para travar oposição ao bolsonarismo. “Acima de tudo, o PT tem a responsabilidade política de combater o projeto fascista de Bolsonaro e seus retrocessos para a classe trabalhadora. Não nos omitiremos dessa tarefa”, aponta o texto.
Em live realizada na última segunda-feira, Capitão Wagner (Pros) havia subido os tons das críticas ao governador Camilo Santana, o acusando de não ter apoiado de forma enfática a candidatura de Luizianne Lins sob orientação dos Ferreira Gomes. Apesar de ter buscado aproximação de Luizianne, Wagner não avançou na conquista de apoio do partido.
O PCdoB foi outro partido a declarar apoio à Sarto para o segundo turno, também sob a justificativa de derrotar “Bolsonaro e seus candidatos” no Ceará. Heitor Férrer (SD) divulgou sua neutralidade para o pleito.