Bolsonaro diz no Brics que países compram madeira ilegal do País, mas documentos mostram que Governo Federal é quem facilita a exportação por madeireiros

  • 18/11/2020

Durante uma reunião do Brics, grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, nesta terça-feira, dia 17 de novembro, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que divulgará uma lista de países que compram madeira ilegalmente extraída das florestas brasileiras, mas criticam o país em razão do desmatamento. No entanto, documentos mostram que uma ação do Governo Federal facilitou a exportação de madeira extraída ilegalmente.

Greenpeace Brasil, Instituto Socioambiental e Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente entraram na Justiça em junho passado contra uma decisão tomada pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, que flexibilizou normas para a exportação de madeira brasileira. A decisão foi tomada depois de um pedido das madeireiras.