Em Caucaia, candidatos à prefeito Naumi Amorim e Vitor Valim acertam alianças para o segundo turno
O segundo turno em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, movimenta as articulações e alianças políticas para a disputa entre Naumi Amorim (PSD) e Vitor Valim (Pros). Naumi totalizou 69.262 votos (40,93%) e Valim somou 47.171 (27,87%). O cenário exige estratégia, em especial, da oposição ao atual prefeito do PSD, que larga na frente na intenção dos eleitores do município por sua reeleição. Caucaia é o único município cearense, fora a Capital, a ter a realização do segundo turno das Eleições 2020.
Naumi tem o apoio do governador Camilo Santana (PT). A legenda do chefe executivo estadual também oficializou que estará contra o partido apoiado por Bolsonaro no Ceará. Candidato petista em Caucaia, Elmano de Freitas foi o 4º mais votado pela população, com 7,67% (13.018 votos válidos). O PCdoB também estará na base de Naumi.
À frente de Elmano esteve Emília Pessoa (PSDB), com 32.492 votos (19,20%). Ela estará ao lado de Vitor Valim no segundo turno. A aliança foi articulada por Roberto Pessoa (PSDB), que será mais uma vez prefeito de Maracanaú, eleito em turno único. O senador Eduardo Girão (Podemos) é o principal apoiador das candidaturas do Pros na Capital e Região Metropolitana.
Partidos que estiveram no pleito municipal em Caucaia, PMB, PSOL e PMN ainda não declararam quem apoiarão até o dia 29 de novembro. Vale lembrar que o vice de Valim é do Republicanos, Deuzinho Filho, e o vice de Naumi, Enéas Goes, integra o PSL de Caucaia. Ciro Gomes (PDT) esteve no apoio de Elmano de Freitas, mas ainda não manifestou abertamente a sua nova posição.