PF prende ex-deputado no Ceará dentro da Operação KM Livre que investiga contratos de locação de veículos
A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira, dia 19 de novembro, 27 mandados de busca e apreensão. Em atuação conjunta com a Controladoria Geral da União (CGU), a ação corresponde à segunda fase da Operação KM Livre, que investiga suspeitas de fraudes na contratação de serviços de locação de veículos e motocicletas. A deflagração ocorre em Fortaleza, Russas, Caucaia, Mossoró e Rio de Janeiro. Na capital cearense, a PF prendeu um ex-deputado federal e estadual do Ceará na posse de R$ 2 milhões em espécie, na sede de uma das empresas de locação de veículos, no Bairro de Fátima.
Segundo a PF, o acusado seria responsável por contratos envolvendo serviços prestados para a Prefeitura de Fortaleza nos últimos 20 anos envolvendo várias gestões. A identidade do ex-parlamentar não foi divulgada.
Em 2016, a primeira fase da Operação KM Livre apreendeu R$ 5,9 milhões numa locadora de veículos pertencente à família do ex-deputado federal e ex-deputado estadual, Adail Carneiro (PP). Em 2008, Carneiro foi candidato a vice-prefeito de Russas, onde a investigação também cumpre mandado.
Segundo a Polícia Federal, a deflagração mostra que, a partir dos valores apreendidos, documentos e dados coletados na primeira fase, foi possível verificar a atuação de uma organização criminosa na criação de empresas que serviram de “laranjas” para o processo fraudulento, que também contou com lavagem de dinheiro por meio de aquisição de imóveis e transações no mercado financeiro.
Em nota, a “Prefeitura de Fortaleza considerou não saber do que trata a operação, visto referir-se apenas de uma investigação em torno de uma empresa privada, sem que nenhum servidor público municipal ou órgão da administração do Município tenha sido alvo da operação. Como sempre, a gestão posiciona-se em apoio a toda e qualquer operação séria e isenta que investigue o uso de recursos públicos”.
![](https://blogdorogeriogomes.com.br/wp-content/uploads/2020/11/1_empresa_bairro_de_fatima_divulgacao_pf-14125711.jpeg)