Resultado do segundo turno consolida o fortalecimento dos partidos de centro no País

  • 30/11/2020

O resultado do segundo turno nos municípios que ainda faltavam definir quem seriam os seus novos prefeitos consolidou o crescimento dos partidos de centro, que ganharam os principais colégios eleitorais no País. Os candidatos de esquerda e o bolsonarismo não conseguiram os resultados esperados. Quem o presidente Jair Bolsonaro apoiou nas eleições municipais em capitais, acabou derrotado. No Rio de Janeiro, o DEM fez Eduardo Paes o novo prefeito no lugar de Marcelo Crivella (Republicanos), apoiado por Bolsonaro.

Entre os partidos de esquerda, foram poucas vitórias. Em Recife, o PT contava com a vitória de Marília Arraes. Mas deu João Campos (PSB). Em São Paulo, o atual prefeito Bruno Covas (PSDB), na foto, foi reeleito e derrotou Guilherme Boulos (PSOL). A esquerda também perdeu com Manuela D’Ávila (PCdoB) em Porto Alegre. Lá, venceu Sebastião Melo (MDB). O PT levou em quatro cidades apenas: Contagem-MG, Juiz de Fora-MG, Diadema-SP e Mauá-SP. Mas não levou nenhuma capital.

A esquerda ganhou com o Psol conquistando uma capital. Em Belém, o prefeito será Edmilson Rodrigues. Em São Paulo, apesar da derrota, Guilherme Boulos sai fortalecido diante da boa votação que teve. É um novo nome da esquerda na maior capital do País.