Justiça Federal de São Paulo arquiva mais um processo contra o ex-presidente Lula da Silva
O ex-presidente Lula continua sua cruzada para anular os processos contra ele na Justiça. Nesta sexta-feira, dia 11 de dezembro, a defesa do petista conseguiu mais uma vitória. A Justiça Federal de São Paulo determinou o arquivamento de uma investigação da Lava Jato contra o ex-presidente e o seu filho Luís Cláudio Lula da Silva, com base em uma delação premiada de Emílio Odebrecht e Alexandrino Alencar. Lula e o filho eram acusados de lavagem de dinheiro e tráfico de influência. O juiz entendeu que não estariam configurados os crimes, porque Lula, na época dos fatos, não exercia qualquer cargo público. Este é o sétimo processo em que o ex-presidente é absolvido, com base em delações falsas ou acusações sem materialidade.
A defesa de Lula cobra agora o julgamento da suspeição do ex-juiz Sérgio Moro no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente Lula foi condenado no Superior Tribunal de Justiça no caso do triplex do Guarujá, onde aguarda recurso, e em segunda instância na ação do sítio de Atibaia. Ambos os casos no âmbito da Lava Jato do Paraná.
A condenação de Moro contra Lula tirou o ex-presidente da disputa presidencial de 2018. Com a eleição de Jair Bolsonaro, Moro tornou-se ministro da Justiça. Posteriormente, entrou em conflito com Bolsonaro e deixou o governo.