Camilo Santana anuncia que vacinação deve começar em fevereiro e imunizar mais de 1,8 milhão até junho de 2021

  • 29/12/2020

O Governo do Ceará se prepara para iniciar a vacinação contra a Covid-19 no Estado em fevereiro, quando deverá ter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O material para o imunizante AstraZeneca chegará no dia 15 de janeiro e será produzido no país pela Fiocruz. A informação foi anunciada pelo governador Camilo Santana (PT) em entrevista à rádio O POVO/CBN, nesta terça-feira, dia 29 de dezembro. Segundo Camilo, a expectativa é de que mais de 1,8 milhão de pessoas serão vacinadas até junho de 2021.

“Nós do Ceará fizemos acordo de compra dessas doses de vacina. Estou tentado buscar todas as alternativas mais rápidas porque o importante é ter a vacina mais rápido no Ceará e no Brasil”, afirmou o governador, que também tem acertada com o Governo de São Paulo a aquisição de doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, com “quase quatro milhões de vacinas”.

Camilo disse ainda que a previsão é que, no mês de fevereiro, seja iniciado o plano de vacinação. “Compramos seringas, agulhas, refrigeradores, fizemos parceria com a Universidade Federal do Ceará, apesar de que a Anvisa ainda não autorizou nenhuma vacina”.

Sobre a lentidão para aquisição de vacinas pelo governo federal, o governador teceu críticas ao Ministério da Saúde por falta de articulação junto a outros laboratórios. “Nós cobramos esse plano de vacinação (apresentado pelo Ministério neste mês). Estive no Palácio do Planalto cobrando que todas as vacinas que estivessem disponíveis, regularizadas e autorizadas pelos órgãos de vigilância sanitária do Brasil ou internacionais fossem utilizadas no Brasil”.