Presidente Donald Trump ensaia um golpe nos EUA e perde o apoio até de aliados no Congresso, que vive um dia de caos e invasão

  • 06/01/2021

Os Estados Unidos, maior potência mundial, voltou a chocar o mundo com cenas de desrespeito à democracia incentivada pelo próprio presidente Donald Trump, que não reconhece a vontade popular que elegeu o novo presidente, o democrata Joe Biden. Apoiadores de Trump invadiram, nesta quarta-feira, dia 6 de janeiro, o Capitólio, sede do Congresso americano em Washington, durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral definidos nas eleições presidenciais de novembro, que deram vitória a Joe Biden. Momentos antes, Donald Trump discursou em Washington e afirmou que não aceitaria o resultado eleitoral.

A Força Nacional foi acionada para retirar os manifestantes. Aliados de Trump criticaram a postura dele no apoio à invasão. O presidente eleito Joe Biden classificou o movimento: “Isso é insurreição, não um protesto. O mundo está assistindo”. afirmou o democrata.

O caso dos EUA acende um alerta para o que acontece no Brasil, onde constantemente o presidente Jair Bolsonaro acusa o sistema eleitoral brasileiro de fraude sem apresentar provas enquanto seus aliados e seguidores atacam instituições como o Congresso e o STF. É só lembrar que houve tentativa de invasão do Congresso Nacional e lançamento de rojões contra o Supremo Tribunal Federal por bolsonaristas. Tudo com o devido apoio do “Mito” através das suas redes sociais.

Como é importante ficar de olho com o amanhã. A Democracia agradece!