Sem data e nem plano a apresentar, Ministro da Saúde adia reunião com governadores e aumenta tensão pela indefinição da vacina contra Covid-19
Em meio ao cenário de indefinição da data para o início da vacinação contra Covid-19 no Brasil, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, adiou a reunião com os governadores prevista para esta terça-feira, dia 12 de janeiro. O encontro seria por vídeo-conferência e discutiria o cronograma do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. A reunião deve ficar para a próxima terça-feira, dia 19.
Segundo o governador do Piauí e coordenador de discussões sobre a vacina do Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias (PT), o adiamento ocorre pela impossibilidade do governo federal definir o início da imunização. O Fórum dos Governadores se manifestou reafirmando a cobrança urgente de que se acerte a data para a disponibilização de vacina a todos os estados da federacão.
Na última segunda-feira, Pazuello virou motivo de piada nas redes sociais ao afirmar que o Ministério da Saúde iniciará a vacinação na “Hora H” e no “Dia D” em todo o Brasil. O país chegou a 203.580 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas.
Enquanto isso, nesta terça-feira, dia 12, o Instituto Butantan confirmou que a vacina CoronaVac registrou 50,38% de eficácia global nos testes realizados no Brasil. O índice aponta a capacidade da vacina de proteger em todos os casos, sejam eles leves, moderados ou graves. O número mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e também pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é de 50%.